http://bit.ly/2ktdMMm
http://https://www.fmcagricola.com.br/index.aspx
http://www.ideaonline.com.br/conteudo/2-inovacana.html
http://www.fenasucro.com.br/Expor/Quero-Expor/Beneficios/?utm_source=mediapartner&utm_campaign=vendas&utm_medium=banner&utm_content=canavieiros_vendas&utm_term=761x73_201803271729&preload[13935947]=mediapartner
http://site.orplana.com.br/pages/caminhos-da-cana-2017/
http://www.globalagribusinessforum.com/pt-br/

Etanol em conta? 6 dicas para aproveitar o combustível

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Etanol

06/07/2018

Em algumas cidades do Brasil está valendo a pena abastecer o carro com etanol. Além do custo mais baixo, o uso do álcool como combustível tem outras vantagens. Mas também pode provocar alguns perrengues. O AutoPapo ensina como dribá-los.
 
1. Carro flex pode usar etanol a qualquer momento e em qualquer quantidade!
 
Isso é um mantra no AutoPapo, embora muitos ainda insistam em discordar. Nos carros com motor flex, você pode abastecer com etanol ou gasolina, a qualquer momento e em qualquer proporção. O que isso significa? Que se o tanque do seu automóvel tiver gasolina no tanque, você não precisa esperar ele esvaziar para abastecer com etanol. Se encontrar o combustível com um preço bom, pode encher o tanque!
 
2. Dificuldade de partida no frio?
 
Carro abastecido com etanol tem mais dificuldade em dar a partida de manhã em dias frios, principalmente os mais antigos, que ainda utilizam o tanquinho auxiliar. Em modelos mais modernos, este arcaico sistema já foi substituído por outras tecnologias.
 
Isso acontece, pois é mais difícil o combustível vaporizar em temperaturas mais baixas. Uma solução prática é adicionar 30% de gasolina ao etanol que estiver no tanque. Ele é o suficiente para que o motor funcione mesmo nas temperaturas mais baixas, pois o percentual acrescentado de gasolina ao álcool dispensa o tal do tanquinho.
 
3. Confira se o tanquinho tem gasolina
 
Você prefere continuar usando o tanquinho? Sem problemas! Então confira se tem gasolina nele. O ideal é o uso de alguma gasolina premium (Podium da Petrobras, por exemplo). Ela tem uma grande vantagem: demora mais para envelhecer. Se isso ocorrer, ela não auxiliará na partida. Ela é mais cara sim, mas a quantidade necessária é pequena.
 
4. Etanol dispensa o uso de aditivos
 
O aditivo tem justamente a função de ser uma espécie de "detergente" no motor. Ele tem elementos químicos que evitam a formação de depósitos carboníferos e mantêm limpa a câmara de combustão. Estes depósitos ficam incandescentes em elevadas temperaturas e provocam a auto-ignição ("batida de pino"), que prejudica o funcionamento e pode até danificar o motor.
 
O álcool tem um percentual de carbono é muito inferior (cerca de apenas 1/3) em relação ao da gasolina. Ora, se o teor de carbono do etanol é muito baixo, a possibilidade de formação de depósitos carboníferos na câmara de combustão é quase nenhuma. Ou seja: etanol com aditivo não faz mal, mas é dispensável.
 
5. Etanol proporciona mais desempenho
 
O etanol tem menor poder energético do que a gasolina, porém uma octanagem muito maior. Os engenheiros se aproveitam disso para aumentar muito a taxa de compressão do motor e, quanto maior a taxa, maior a potência. Mas, isso tem seu preço: o consumo com ele é maior.
 
6. Quando o álcool vale a pena?
 
Se você tem um carro flex e fica em dúvida entre abastecer com álcool ou gasolina em função do preço relativo destes dois combustíveis, a regrinha prática que foi estabelecida há muitos anos é: se o etanol custar até 70% do preço da gasolina, vale mais a pena usar o derivado da cana. Porém, pesquisas indicaram que com o desenvolvimento dos motores e do próprio etanol, já existem controvérsias em relação a esse percentual de 70%, pois já se comprovaram vários casos em que o etanol pode custar até 75% da gasolina e continuar valendo a pena. A dica é você abastecer seu carro com os dois combustíveis e verificar qual a diferença de consumo de um para outro.

Fonte: Auto Papo

Etanol em conta? 6 dicas para aproveitar o combustível

06/07/2018

Em algumas cidades do Brasil está valendo a pena abastecer o carro com etanol. Além do custo mais baixo, o uso do álcool como combustível tem outras vantagens. Mas também pode provocar alguns perrengues. O AutoPapo ensina como dribá-los.
 
1. Carro flex pode usar etanol a qualquer momento e em qualquer quantidade!
 
Isso é um mantra no AutoPapo, embora muitos ainda insistam em discordar. Nos carros com motor flex, você pode abastecer com etanol ou gasolina, a qualquer momento e em qualquer proporção. O que isso significa? Que se o tanque do seu automóvel tiver gasolina no tanque, você não precisa esperar ele esvaziar para abastecer com etanol. Se encontrar o combustível com um preço bom, pode encher o tanque!
 
2. Dificuldade de partida no frio?
 
Carro abastecido com etanol tem mais dificuldade em dar a partida de manhã em dias frios, principalmente os mais antigos, que ainda utilizam o tanquinho auxiliar. Em modelos mais modernos, este arcaico sistema já foi substituído por outras tecnologias.
 
Isso acontece, pois é mais difícil o combustível vaporizar em temperaturas mais baixas. Uma solução prática é adicionar 30% de gasolina ao etanol que estiver no tanque. Ele é o suficiente para que o motor funcione mesmo nas temperaturas mais baixas, pois o percentual acrescentado de gasolina ao álcool dispensa o tal do tanquinho.
 
3. Confira se o tanquinho tem gasolina
 
Você prefere continuar usando o tanquinho? Sem problemas! Então confira se tem gasolina nele. O ideal é o uso de alguma gasolina premium (Podium da Petrobras, por exemplo). Ela tem uma grande vantagem: demora mais para envelhecer. Se isso ocorrer, ela não auxiliará na partida. Ela é mais cara sim, mas a quantidade necessária é pequena.
 
4. Etanol dispensa o uso de aditivos
 
O aditivo tem justamente a função de ser uma espécie de "detergente" no motor. Ele tem elementos químicos que evitam a formação de depósitos carboníferos e mantêm limpa a câmara de combustão. Estes depósitos ficam incandescentes em elevadas temperaturas e provocam a auto-ignição ("batida de pino"), que prejudica o funcionamento e pode até danificar o motor.
 
O álcool tem um percentual de carbono é muito inferior (cerca de apenas 1/3) em relação ao da gasolina. Ora, se o teor de carbono do etanol é muito baixo, a possibilidade de formação de depósitos carboníferos na câmara de combustão é quase nenhuma. Ou seja: etanol com aditivo não faz mal, mas é dispensável.
 
5. Etanol proporciona mais desempenho
 
O etanol tem menor poder energético do que a gasolina, porém uma octanagem muito maior. Os engenheiros se aproveitam disso para aumentar muito a taxa de compressão do motor e, quanto maior a taxa, maior a potência. Mas, isso tem seu preço: o consumo com ele é maior.
 
6. Quando o álcool vale a pena?
 
Se você tem um carro flex e fica em dúvida entre abastecer com álcool ou gasolina em função do preço relativo destes dois combustíveis, a regrinha prática que foi estabelecida há muitos anos é: se o etanol custar até 70% do preço da gasolina, vale mais a pena usar o derivado da cana. Porém, pesquisas indicaram que com o desenvolvimento dos motores e do próprio etanol, já existem controvérsias em relação a esse percentual de 70%, pois já se comprovaram vários casos em que o etanol pode custar até 75% da gasolina e continuar valendo a pena. A dica é você abastecer seu carro com os dois combustíveis e verificar qual a diferença de consumo de um para outro.