Deprecated: Function eregi_replace() is deprecated in /home/canao297/public_html/revistacanavieiros.com.br/area_publica/comandos/ComandoWebTV.php on line 42
Canavieiros

TV Canaoeste

 

Seminário de Mecanização Agricola - José Fernandes - STAB e Canaoeste 70 Anos

Discurso do presidente da associação, Manoel Ortolan, e um vídeo comemorativo com depoimentos de pais e filhos agricultores lembraram a trajetória de 70 anos.

É bastante significativo esse dia. A parceria que sempre tivemos com a STAB (Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil) e a ideia de fazer esse evento no dia do aniversário da Canaoeste são muito significativas para nós”. Foi dessa forma que o presidente da Canaoeste, Manoel Ortolan, abriu o Seminário de Mecanização “José Fernandes”, realizado no auditório da associação, em Sertãozinho-SP, no dia 22 de julho. A data foi especial porque marcou os 70 anos de existência da Canaoeste, fundada em 22 de julho de 1945.

O seminário, organizado juntamente com a STAB, contou com a presença de cinco palestrantes, que abordaram diversos aspectos relacionados à mecanização tanto do plantio como da colheita da cana-de-açúcar. Coordenado pelo superintendente da Canaoeste, Luiz Carlos Tasso Júnior, pela gestora técnica e pelo gestor operacional da associação, Alessandra Durigan e Gustavo Nogueira, respectivamente, além de José Paulo Stupiello, presidente da STAB, o evento teve início às 8 horas, com recepção e credenciamento dos participantes, e se estendeu até as 18 horas.

Marcado providencialmente para o dia do aniversário da Canaoeste, o seminário teve na abertura, além do discurso de Ortolan, a exibição do vídeo comemorativo dos 70 anos da entidade, produzido pelo Departamento de Comunicação e que, além de contar a história dessas sete décadas de trajetória, busca refletir sobre o futuro do setor sucroenergético, ouvindo pais associados que estão entre os pioneiros da atividade canavieira na região de Sertãozinho e filhos que continuaram no ramo. O assunto foi, inclusive, abordado pelo presidente da Canaoeste. Para ele, é necessário começar já a preparação de novas lideranças, que assumam o compromisso de integrar uma sucessão segura e continuar lutando pelo desenvolvimento da cadeia produtiva canavieira.

“Com as mudanças provocadas pela mecanização, entendemos que chegou a hora da Canaoeste mudar um pouco o rumo também. Essa dificuldade que todo o setor passa hoje mostra que precisamos estar mais em Brasília, como entidade de produtores. Precisamos da entidade sempre forte, para que se possa fazer o trabalho lá na frente. Queremos que a Canaoeste permaneça firme por muito tempo e, para isso, as decisões políticas são fundamentais”, disse Ortolan.

Para que os avanços sejam possíveis, a associação começou um processo de reestruturação, ditado pela Markestrat, organização de projetos e pesquisa formada por mestres e doutores em negócios e com escritórios em Ribeirão Preto e São Paulo. Sob coordenação do professor Marcos Fava Neves, da USP-Ribeirão, o trabalho, que teve início em junho, visa ouvir diretores, associados e colaboradores para traçar as diretrizes de atuação para as próximas décadas, a exemplo do que vem sendo realizado na Orplana (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul), que também é presidida por Manoel Ortolan.

As reuniões, que contarão com um total de mais de três mil produtores, estão sendo realizadas por meio do projeto “Caminhos da Cana”, que vai percorrer mais de dez mil quilômetros na região de abrangência da associação. “O que a gente quer é que o setor volte ao ritmo de atividades, que retome o gás e que todo mundo tenha bastante cana para produzir, com muito sucesso”, concluiu Ortolan.

Agronegócio do Brasil - Empreende, Preserva e Transforma

Agronegócio do Brasil - Empreende, Preserva e Transforma

Expositores do 11º Agronegócios Copercana

Expositores do 11º Agronegócios Copercana

Expositores do 11º Agronegócios Copercana

Mais Vídeos