Desde o primeiro dia de sua existência, a principal vocação da Copercana é levar as melhores condições para que seus cooperados consigam prosperar em suas operações agrícolas. Talento que foi cultivado e aprimorado ao longo de seus 61 anos de existência, fazendo dela referência aos dois principais elos que a acompanham dentro da cadeia que faz parte: a indústria de insumos e os produtores.
Nessa caminhada, iniciada com o desafio de conseguir levar apenas o básico até o campo, a atividade agrícola passou por uma revolução, fazendo com que a tecnologia de ponta e produtos confiáveis estivessem presentes numa frequência cada vez maior.
Para acompanhar essa marcha acelerada, a Copercana evoluiu muito, sempre com ações inovadoras, melhorando cada vez mais sua eficiência em diversos aspectos, porém com destaque para três pontos fundamentais: o atendimento, a logística e a disseminação do conhecimento.
Com sua filosofia pautada no tratamento pessoal, tanto o time de RTVs e agrônomos, bem como a equipe de relacionamento com a indústria fornecedora, se destacam pela larga experiência e principalmente a facilidade com que conseguem desamarrar problemas trazendo agilidade ao processo, vital para quem trabalha com a área agrícola.
O complexo logístico da Copercana está em constante crescimento e aperfeiçoamento, seja através da aquisição de tecnologias de dados e supplychain, na construção de depósitos cada vez mais espalhados e na aquisição de veículos, passando a segurança que os produtores precisam para estocar suas compras e sendo um porto confiável para as necessidades à pronta entrega em casos emergenciais.
Por fim, a forma de disseminar as melhores práticas no campo tem um amplo leque, como por exemplo: através do crescimento da equipe de RTVs fazendo com que a cooperativa amplie seu raio de atuação e a realização de eventos como reuniões técnicas e o Agronegócios Copercana, que reúne de forma confortável durante cinco dias todos os elos da cadeia para trocarem os mais variados pontos de vista.
E a comunicação não poderia ficar de fora, vide a história da Revista Canavieiros, um marco dentro do cooperativismo que há 18 anos leva não apenas aos cooperados da Copercana, mas ao setor como um todo, uma ampla cobertura de tudo o que acontece de mais relevante dentro da atividade, com informação de qualidade não restrita somente nas suas páginas impressas repetidas em torno de 30 mil exemplares, mas ganhando o mundo virtual através de um portal de notícias e ação constante nas redes sociais mais relevantes.
Contudo, uma comunicação eficiente não pode ser realizada por pessoas com pouco apetite, e então, em 2024, a cooperativa inova mais uma vez lançando a primeira temporada do Podcastdo AgronegóciosCopercana, uma forma leve de abordar diversos pontos de vista sobre os mais variados assuntos técnicos, uma ferramenta na palma da mão do produtor, seja no formato dos programas na íntegra, cortes por assuntos, ou shorts de menos de um minuto, fará com que ele, através de uma simples pesquisa, consiga reunir informações para tirar uma dúvida ou até mesmo tomar decisões.
Quinze episódios que serão resumidos a seguir e acompanhados de um QR Code que servirá como um verdadeiro portal entre o mundo impresso e digital.
Podcast Agronegócios Copercana - a abertura de um verdadeiro portal do conhecimento
No conteúdo inicial da temporada de podcast do 20º Agronegócios Copercana, diretores e executivos da Copercana, além de um representante da SicoobCocred, falaram sobre a conjuntura nos momentos prévios ao início da feira e também dos esforços para levar aos produtores cooperados as melhores oportunidades já tradicionais do evento.
Cooperativismo de Crédito e 55 anos da Sicoob Cocred
Durante o episódio do podcast, onde se falou sobre o cooperativismo de crédito e os 55 anos da SicoobCocred, os convidados Ademir Carota e Yuri Ferezin (ambos diretores da cooperativa) explicaram a importância para o desenvolvimento regional e dos cooperados em se ter uma cooperativa de crédito ativa.
Outro ponto abordado foi como a Cocred conseguiu ao longo da sua caminhada se tornar uma cooperativa extremamente profissional sem perder sua essência pautada principalmente no atendimento simples e personalizado.
Controle de aflatoxinas exigido na exportação de amendoim para a União Europeia
Diferente dos grãos mais cultivados no Brasil, como a soja e o milho, que são commodities, o valor do amendoim é determinado por sua qualidade e um de seus principais indicadores é quanto à quantidade de aflatoxinas.
No episódio que tratou do tema, os especialistas Nádia Paixão e Jonas Nascimento (Copercana), Dr. Eduardo Micotti (Esalq/USP) e Fernando Penariol (Ministério da Agricultura) foi apresentado em detalhes por que as normas estabelecidas atualmente levaram o país a elevar muito o controle da mercadoria exportada à União Europeia.
Visão do produtor, cooperativa e tecnologias no manejo das principais pragas da cana-de-açúcar
O “trio parada dura” da cana-de-açúcar (Sphenophorus, Cigarrinha e Broca) é analisado através de três pontos de vista diferentes: do produtor, Felipe Marchezzi (Fazenda São Vicente, Sertãozinho-SP), da cooperativa, Carlos Abel Madeira (RTV Pitangueiras) e da indústria, Lupersio Garcia (Syngenta).
As principais tecnologias, os manejos consolidados, mas principalmente os pontos que precisam evoluir dentro de cada manejo, foram os principais assuntos da conversa.
Controle biológico de Sphenophorus e manejo de micronutrientes e bioestimulantes
Quando produtores, cooperativa e indústria trabalham de maneira alinhada não apenas a produtividade aumenta, mas todos os aspectos da sustentabilidade evoluem. Na conversa foram destacadas quatro inovações em termos de biológicos que a Serquímica oferta ao mercado que vão facilitar, e muito, o processo operacional da aplicação.
Além disso, muito foi falado sobre o conceito mais amplo do manejo integrado, que trabalha outras questões além da proteção, como por exemplo, a nutrição e o uso dos suplementos, tendo como objetivo a produtividade e a longevidade do canavial.
Desafios da cultura do amendoim e como participar do projeto da Copercana
Nunca foi simples ser produtor de amendoim e as dificuldades aumentam quando se coloca como objetivo entregar o produto no maior nível de qualidade possível.
Neste episódio é possível entender como a Copercana e seus cooperados que fazem parte do Projeto Amendoim conseguem evoluir de maneira contínua em todos os manejos da cultura, se tornando cada vez mais eficientes mesmo em anos com baixa de preços e rigor climático.
Visão horizontal, obliqua e vertical no manejo de plantas daninhas em cana-de-açúcar
Mais que uma visão geral dos manejos de controle das plantas daninhas presentes nos canaviais, a conversa com o consultor Edison Baldan também extrai um importante conhecimento, a aplicação aérea por drones.
O programa caminhou entre diversas espécies daninhas sempre abordando a melhor estratégia, considerando momento, forma e produtos a serem pulverizados, sempre tendo como referência a inovação para a tomada de decisão.
Experiência de manejo e nova ferramenta para o controle de Sphenophorus
O conhecimento para o manejo de Sphenophorus parece que está evoluindo na mesma velocidade que ele se propaga. Nesta conversa os consultores Rodrigo Vinchi e Rogério do Nascimento (diretores da Planiagro) abordam diversas etapas do processo de controle e convivência com a praga, enquanto que a Adama, representada por Fábio Carvalho, comunica ao mercado o lançamento de mais uma opção inseticida.
Qualidade e boas práticas no uso do óleo Diesel
O aumento do percentual de biodiesel na mistura com o óleo Diesel é uma tendência necessária em virtude dos objetivos de mitigação de emissão dos gases do efeito estufa. Porém, há um problema grave no desempenho e manutenção mecânica dos motores que se agrava conforme o uso do biocombustível aumenta.
Entenda toda a dinâmica desse contexto e por que o uso de um aditivo de qualidade se tornou fundamental para que essa nova realidade, mais sustentável, prospere.
Tecnologia de manejo de plantas daninhas, broca e solubilização de fósforo
Uma conversa sobre todo o processo de constituição de uma tecnologia de insumo iniciando na pesquisa e desenvolvimento, passando pela adaptação ao mercado até a sua consolidação.
Este episódio vai além de discutir o portfólio da Corteva, um dos principais players em sua área de atuação na cultura canavieira, mas sim mostrar como é sério e gigante o trabalho em trazer ferramentas novas fundamentais para os produtores serem mais eficientes.
Manejo de herbicida em soca seca e reforma de canavial
O manejo de plantas daninhas em pré-emergência é fundamental para a cultura da cana-de-açúcar, como o período de safra se dá majoritariamente em épocas mais secas, trabalhar as soqueiras significa pensar numa estratégia que resista a longos períodos sem chuvas significativas.
Este episódio contempla a visão de um representante da indústria (Bárbara Copetti, da Ourofino) e também de uma respeitada consultoria (Acácio Gonçalvez Neto, da Agro do Mato) sobre o manejo.
Biorracionalidade na Canavicultura
Pensar em insumos vai muito além de considerar apenas a nutrição e a proteção da planta, com o avanço tecnológico ao mesmo tempo em que a pressão por ganho de produtividade e longevidade no canavial é cada vez maior por questões de rentabilidade, oportunidades setoriais e exigências ambientais e sociais, o produtor precisa ampliar o horizonte e pensar em ferramentas que já estão disponíveis integrando elas em seu planejamento de modo biorracional.
Para tratar do tema, a Copercana convidou dois representantes da Sumitomo, um dos fornecedores de tecnologia de maior destaque nesta área, que contribuíram exemplificando seu conhecimento com situações reais que acontecem no campo.
É preciso falar de agricultura de precisão
Uma conversa que reuniu um produtor (Sílvio Lovato), um agrônomo (Gustavo Nogueira) e um professor (Murilo Voltarelli), para relatarem suas impressões sobre diversos manejos que de alguma maneira se relacionam com o conceito de agricultura de precisão, que ao entrar na rotina de boas práticas não deixa de fazer parte da boa e velha agricultura.
A virtuosidade da canavicultura
Adjetivo daqueles que possuem grande habilidade técnica, este episódio contou com a participação de dois profissionais virtuosos da canavicultura, Rodrigo Piau (Canacampo) e Paulo Donadoni (Bayer) que abordaram diversos temas mostrando que a virtuosidade está em cada produtor canavieiro.
Fazer o que tem que ser feito no tempo certo
O manejo de pragas em cana de açúcar pós-fim das queimadas encontrou três grandes adversários e o que se aprendeu sobre o controle da broca, cigarrinha e Sphenophorus é que mais caro que as tecnologias de proteção, que o trabalho em deixar a planta fortalecida, é deixar passar a hora de agir.
Neste episódio, com a presença do representante da FMC, Maurício Oliveira e o consultor, Rodrigo Vinchi, você vai entender como funcionam diversas estratégias utilizadas na batalha contra as pragas, todas tendo o relógio como peça-chave.