Área irrigada no Brasil chega em 8,2 milhões de hectares

02/03/2021 Agricultura POR: Eddie Nascimento

Fonte: Atlas Irrigação 

Um mapeamento feito pela Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) revelou dados sobre a agricultura brasileira na sua interface com as águas do país.

De acordo com o documento, o Brasil totalizou 8,2 milhões de hectares (ha) equipados para irrigação, sendo 5,3 milhões de hectares (64,5%) com água de mananciais e 2,9 milhões de ha (35,5%) fertirrigados com água de reúso.

Segundo a agência, a estratégia de mapeamento foi organizada por tipologias de cultura e métodos de irrigação (arroz; cana-de-açúcar; café; culturas anuais em pivôs centrais e outros sistemas).

Essa base técnica única também conta com estimativa de uso da água pela agricultura irrigada, que foi superior a 941 mil litros por segundo em 2019, o que corresponde a 29,7 trilhões de litros ao ano.

 

Tipos de irrigação

Fonte: Atlas Irrigação

O relatório apresenta dados sobre a irrigação da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo. No mapa divulgado pela agência, é possível ver a predominância da cana fertirrigada. Neste processo, as plantas são irrigadas por aspersão por carretel. O consumo de água, de acordo com a ANA, depende muito do tipo de manejo.

Dentre os Estados, esse tipo de irrigação predomina com maior incidência em São Paulo (68,5%); Goiás (7,7%); Mato Grosso do Sul (7,0%); Minas Gerais (6,8%) e Paraná (6,5%). A área irrigada com água de mananciais (749 mil ha) é mais relevante em Alagoas (23,3%), Minas Gerais (18,7%), Goiás (18%), Pernambuco (9,7%), Maranhão (6,2%) e Paraíba (6,0%).

A tabela apresenta também a irrigação por gotejamento. Este tipo de processo é mais visto na região nordeste como, por exemplo, no Estado de Alagoas.

O conteúdo completo do Atlas Irrigação pode ser acessado através da página da agência. Confira clicando aqui.