Chuvas podem incentivar produção de etanol

23/07/2012 Etanol POR: Folha de S.Paulo
A produção de etanol nesta safra pode ser maior do que a prevista inicialmente devido ao alto volume de chuvas durante a colheita da cana.
Em junho, choveu acima da média para o período na região Centro-Sul, principal produtora. Além de paralisar a colheita, o clima prejudicou a qualidade da cana.
A alta ocorrência de chuvas reduz a quantidade de açúcar na cana, o que favorece a produção de etanol, em detrimento do alimento.
Na última quinzena de junho, a quantidade de Açúcar Total Recuperável (ATR) por tonelada de cana atingiu 124,6 quilos, 7% menos que em igual período de 2011, segundo a Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar).
A qualidade do insumo é um dos fatores determinantes na escolha da usina entre produzir açúcar ou álcool. "Se há redução de açúcar na cana, as usinas acabam produzindo mais etanol", diz o presidente interino da Unica, Antonio de Padua Rodrigues.
Como a remuneração do etanol anidro está próxima da do açúcar, Padua diz que parte da produção de açúcar pode dar lugar ao combustível em algumas usinas.
Ontem, a Copersucar, maior comercializadora de açúcar e álcool do país, já aumentou sua estimativa para a produção de etanol do Centro-Sul, de 20 bilhões para 21,5 bilhões de litros, e reduziu a previsão para o volume de açúcar, de 32 milhões de toneladas para 30,5 milhões, segundo a Reuters.
Para Júlio Maria Borges, da Job Economia e Planejamento, é cedo para afirmar que o aumento da produção de etanol será generalizado.
"Se o clima for mais seco do que o normal nos próximos meses, o ATR vai se recuperar e o mix de produção vai mudar pouco", diz ele, lembrando que as chuvas deram uma trégua neste mês.