Confira o artigo do engenheiro de Automação Marcos Lima

27/09/2022 Noticias POR: Marcos Lima - Engenheiro de Automação

As empresas QUADRA Engenharia Química e DUO Automation, desenvolveram um combustível substituto do diesel proveniente de bioetanol. As metas de redução de combustíveis fosseis estão estimulando alternativas que batem de frente com o consumo do etanol, como os carros elétricos, hidrogênio e híbridos. A redução de consumo e preços vai ocorrer e é só uma questão de tempo. Porém, para veículos pesados ainda não existe solução viável de substituição, inclusive geradores de energia espalhados pelo país e pelo mundo. Então vimos uma possibilidade de potencializar o etanol em um combustível nobre para veículos pesados que é o diesel. Foi uma pesquisa de mais de 10 anos, das quais surgiram 5 patentes deste novo combustível, testado em motores de ciclo diesel sem a necessidade de modificações. Ainda não temos a licença da ANP para o uso geral, porém ainda experimental para a substituição nas próprias Usinas em sua frota.

A constituição do combustível é de 96,8% de N-Butanol mais 3,2% de nosso aditivo, utilizando um álcool de queima mais poderosa (N-Butanol) mais um aditivo para dar as características do diesel, melhorando a explosividade, o que permite a ignição por compressão (ciclo diesel); contendo lubrificante e coaditivo próprio e exclusivo para o combustível QDiesel, confere a mesma lubricidade do óleo diesel e garante uma vida útil longa ao sistema de injeção.

Para as usinas obterem o N-Butanol do etanol, desenvolvemos um reator contínuo com duas colunas de destilação usados para realizar a reação e separar o N-Butanol a uma taxa de conversão de até 90%.

PRÓXIMOS PASSOS

Estamos fazendo uma planta piloto nos EUA que será trazida para o Brasil em 2023, produziremos 50 mil litros por semana somente para homologações nas montadoras e ANP.

Já estamos visitando Usinas e realizando estudos de viabilidade de produção interna do combustível pelas usinas para a substituição do Diesel em suas frotas.

Em 2024 pretendemos implantar as primeiras unidades produtoras dentro das próprias usinas para o consumo interno na substituição do diesel.

Estamos também buscando parceiros comerciais, investidores, queremos abrir para que todos ganhem com o novo produto.

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos!

Obrigado.