Copercana realiza 3º Workshop sobre Aflatoxinas na Unidade de Grãos III em Sertãozinho-SP

03/01/2025 Noticias POR: Fernanda Clariano

Com a crescente demanda por produtos de alta qualidade e seguros para o consumidor, é essencial que toda a cadeia produtiva esteja alinhada com as melhores práticas de manejo e controle

Com o objetivo de reforçar a responsabilidade em promover conhecimento técnico, inovador e identificar e minimizar os riscos de contaminação nos processos de produção e armazenamento do amendoim, a Unidade de Grãos III da Copercana promoveu no dia 28 de novembro o 3º Workshop sobre Aflatoxinas, reforçando o compromisso da cooperativa com a qualidade e segurança dos grãos comercializados.

O workshop contou com a participação do pesquisador dr. Eduardo Micotti, da ESALQ/USP, além de técnicos da Copercana e profissionais da cerealista Marani, de Herculândia. Durante o encontro foram abordados temas como a prevenção e controle de aflatoxinas, o impacto do sistema SAP nos processos internos, a qualidade na produção do amendoim da Copercana e as melhores práticas de armazenamento para evitar a contaminação.

A gerente industrial da Unigrãos III, Nádia SegattoStrini Paixão Batista, destacou os resultados positivos alcançados pela cooperativa. “Tivemos 100% de aprovação nos processos, com maior velocidade nas entregas e formação de lotes sem necessidade de reprocessamento. Isso reflete o alinhamento da equipe e a eficácia dos nossos controles de qualidade”, afirmou.

Dr. Eduardo Micotti (pesquisador) e ErcíliaMazza (encarregada de laboratório da Unidade de Grãos 1)

Avanços e desafios no controle de aflatoxinas

Micotti reforçou a importância de disseminar conhecimento técnico aos profissionais responsáveis pela qualidade do amendoim. “A preocupação da Copercana com a qualidade não é recente, são 20 anos de esforços consistentes. Os resultados, como o índice de reprovação zero, mostram que essa dedicação vale a pena”, elogiou o pesquisador.

A encarregada de laboratório da Unidade de Grãos 1, ErcíliaMazza, também celebrou os esforços da equipe. “Foi um ano desafiador, com muito amendoim afetado por estresse hídrico, mas conseguimos segregar os lotes e manter a qualidade. Ver a equipe comprometida e alcançar resultados tão positivos é muito gratificante”, destacou.

Os assistentes de controle de qualidade da Unigrãos 3 Paula dos Santos e Fábio André Flores Neves, foram reconhecidos por se destacarem no processo de repetibilidade e premiados

Reconhecimento aos colaboradores

O evento reconheceu os assistentes de controle de qualidade, Paula dos Santos e Fábio André Flores Neves, premiados por seu desempenho no processo de repetibilidade, essencial para garantir conformidade e segurança.

Além disso, Gabriela Faria da Silva e Juliano José Valério, key-users do SAP, falaram sobre a transição para o novo sistema, que trouxe melhorias significativas nos processos internos. “O SAP veio para agregar. É fundamental entender que ele facilita e aperfeiçoa nossas operações”, enfatizou Gabriela.

Augusto Strini Paixão, diretor comercial agrícola da Copercana

Compromisso com a excelência

Encerrando o evento, o diretor comercial agrícola, Augusto Strini Paixão, reforçou a importância de iniciativas como o workshop. “Alguém pode perguntar por que fazer um workshop se já atingimos 100% de aprovação. A resposta é simples, precisamos continuar melhorando, pois, cada ano traz novos desafios. Um lote reprovado significa prejuízo, e a troca de informações é essencial para garantir nossa liderança. Temos o melhor amendoim do mundo, e isso é fruto do trabalho de vocês. Parabéns pela dedicação!”.

Com o 3º Workshop sobre Aflatoxinas, a Copercana reafirma sua posição de liderança na produção e comercialização de grãos de alta qualidade, promovendo a capacitação contínua de seus colaboradores e parceiros e garantindo produtos seguros para o mercado nacional e internacional.