Após dois anos de atividade atendendo a mais de mil estudantes da rede municipal de Sertãozinho, o projeto de Educação Ambiental, desenvolvido pela Copercana Sustentável I ESG, vai ampliar em 2024 o seu raio de atuação, levando conhecimento sobre agricultura, cooperativismo e ambiental também para as crianças de Serrana.
Com cerca de 30 alunos presentes da EMEF Maria Celina Walter de Assis, a aula inaugural aconteceu no parque Bela Fonte e contou com a participação do diretor-presidente executivo da Copercana, Francisco Cesar Urenha, entre outros colaboradores da cooperativa e lideranças da administração municipal, como o prefeito Leonardo Caressato Capitelli, a vice Leila Aparecida do Valle Gusmão e a secretária de educação Maria Aparecida de Souza Ferreira.
Parque Bela Fonte é o local onde acontecerão as aulas do projeto em Serrana
Antes da aula começar, Urenha ressaltou para as crianças a importância delas aproveitarem aquele momento para aprenderem o que é cooperativismo, enquanto que o membro do Comitê da Copercana Sustentável I ESG, Fabio Soldera, lembrou que elas teriam naquele dia um momento especial, pois aprenderiam sobre a natureza na prática.
“Quanto mais crianças pudermos levar conhecimento sobre sustentabilidade, cooperativismo e também como é a Copercana, melhor. Com isso o projeto aumentará seu valor na mesma proporção, pois elas replicam o que aprendem aos seus familiares e amigos.
Além disso, o projeto tem como objetivo desmistificar as informações negativas que ainda são disseminadas em forma de doutrinação sobre a atividade agropecuária, infelizmente muito presente em nossa educação. Ter ações que mostrem a realidade para as crianças e que elas passem a ver a importância do setor econômico mais importante do país, é obrigação de todas as instituições ligadas ao agro”, disse Urenha em entrevista à equipe de reportagem.
Diretor-presidente executivo da Copercana, Francisco Urenha: “Quanto mais crianças pudermos levar conhecimento sobre sustentabilidade, cooperativismo e também como é a Copercana, melhor”
Capitelli focou sua fala em enumerar os projetos que a Copercana já realizou ao lado da prefeitura de Serrana e lembrou às crianças que em breve elas poderão utilizar o conhecimento assimilado em mais um parque que está em construção.
“Aprender a cuidar daquilo que é nosso, cuidar da natureza, é muito importante e a Copercana nos ajuda muito a estender a educação ambiental aos nossos alunos ao trazer este projeto”, completou o prefeito.
Prefeito municipal de Serrana, Leonardo Capitelli: “Aprender a cuidar daquilo que é nosso, cuidar da natureza, é muito importante e a Copercana nos ajuda muito a estender a educação ambiental aos nossos alunos”
Enquanto que, tanto a vice-prefeita como a secretária de educação destacaram a importância de projetos como o de Educação Ambiental para a formação dos estudantes. “A Copercana sempre nos ajuda a cuidar dos munícipes, iniciativas como essa mostram a sua preocupação com o desenvolvimento das pessoas”, disse Leila.
“Quem dera que outros parceiros vissem esse exemplo e também procurassem a prefeitura para a execução de outras ações, pois elas só trazem benefícios, principalmente para o futuro, pois quando você investe em crianças, está investindo no futuro”, finalizou a secretária.
Vice-prefeita de Serrana, Leila Gusmão: “A Copercana sempre nos ajuda a cuidar dos munícipes”
Secretária de educação de Serrana, Maria Aparecida Ferreira: “Quem dera que outros parceiros vissem esse exemplo (da Copercana) e também procurassem a prefeitura para a execução de outras ações”
Membro do Comitê Copercana Sustentável I ESG disse para os estudantes que eles teriam um momento especial, pois aprenderiam sobre a natureza na prática
Alunos da EMEF Maria Celina Walter de Assis participaram de brincadeiras que estimulam a cooperação em pleno contato com a natureza
Nas árvores do parque, com placas de identificação colocadas pela Copercana, as crianças puderam conhecer diversas espécies nativas, enquanto que no muro grafitado, com patrocínio da cooperativa, há exemplos dos principais animais que fazem parte da fauna local