Mais do que uma cooperativa que se preocupa com os seus cooperados e colaboradores, a Copercana sempre esteve atenta às questões sociais que envolvem as cidades onde ela está inserida e a educação ambiental também é um tema fundamental que deve ser abordado com ênfase na sociedade e atingir todos os públicos.
Com essa perspectiva, e ciente do seu papel, a Copercana, por meio da Copercana Sustentável | ESG, desenvolveu o Programa Plantando o Futuro voltado para práticas sustentáveis que será desenvolvido nas dependências da BioCoop.
Esse programa irá auxiliar os alunos de 06 a 13 anos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), de Sertãozinho, com práticas educativas lúdicas, a estimular a sensibilidade e capacidade cognitiva no cuidado com o meio ambiente.
Na manhã do dia 02 de agosto, 38 alunos da instituição, acompanhados da diretora técnica administrativa, Luana Lopes Martelli Pignata, e demais profissionais participaram da abertura do programa, onde estiveram presentes também diretores da Copercana, da Canaoeste, gestores, representantes da Sicoob Cocred e do Comitê de Sustentabilidade | E SG da Copercana.
Presente na abertura, o diretor presidente executivo da Copercana, Francisco César Urenha, manifestou a satisfação pela idealização do programa e ponderou sobre a importância dos trabalhos sociais realizados nas cidades onde a Copercana está inserida. “A Copercana atua de forma forte nas áreas econômica, social e ambiental nas cidades onde tem filiais e vamos entrar forte agora também na área cultural. Esse programa com a APAE de Sertãozinho é inovador e trata-se de inclusão. Tenho certeza que essas crianças aprenderão muito e que todos os envolvidos também aprenderão com elas, será uma t roca”, disse Urenha.
A diretora técnica administrativa da APAE de Sertãozinho falou com gratidão sobre inclusão dos alunos. “É uma honra ter recebido esse convite da Copercana porque sabemos das dificuldades das pessoas com deficiências e para elas é muito importante estarem inseridas na sociedade. Na APAE trabalhamos alguns projetos e durante o ano algumas professoras ensinam a reciclagem. Com essa oportunidade os alunos poderão aprender na prática para usar no dia a dia em casa. Esses alunos nunca haviam participado de um programa desse nível e para eles é superespecial, eles podem se sentir incluídos”, comentou Luana.
“Já temos um programa de educação que é a vinda das escolas e agora estamos implementando esse programa, onde até o final do ano faremos atividade com os alunos da APAE de Sertãozinho. Esse Programa terá duração contínua todas as terças-feiras e iremos trabalhar uma turma pela manhã e outra a tarde durante duas horas”, explicou o gerente de geotecnologia da Canaoeste e representante do comitê de sustentabilidade da Copercana, Fábio de Camargo Soldera que também falou da satisfação em receber a instituição no Programa. Para nós é uma honra recebê-los e poder auxiliá-los no desenvolvimento e crescimento pessoal. Isso só vem agregar também ao Copercana Sustentável | ESG, que é mais um programa, um passo que damos rumo ao desenvolvimento sustentável e dessa vez com ênfase no pilar social”, disse.
De acordo com a encarregada da BioCoop, Andreia Sapiensa, será trabalhada de forma lúdica a questão da prática de reciclagem e preservação ambiental, com música, jogos interativos, atividades ao ar livre, atividades de recorte, cola, pintura e coordenação motora. “É com grande alegria e satisfação que estamos iniciando o Programa Plantando o Futuro. Além de fazer a inclusão das crianças da APAE no programa de Educação Ambiental, o nosso objetivo é que ao final do programa elas tenham absorvido o máximo possível do trabalho feito na Biocoop e que seja prazeroso a todos também, pois estarão em um ambiente diferente com práticas de ensino e a prendizagem.
O programa conta com a consultoria da psicopedagoga, Andrea Rossanez, que também elucidou o Programa. “Ao longo desses meses iremos trabalhar toda parte de cooperativismo e sustentabilidade com essas crianças, proporcionando conhecimento e conscientização para desenvolver nelas a construção de atitudes para a preservação e o desenvolvimento sustentável. O objetivo principal é que elas possam aprender e passar para outras pessoas, famílias e sociedade a importância de cuidar do planeta que está precisando”.
“Essa é uma iniciativa muito importante da Copercana Sustentável | ESG, um programa com visão futura de inserção. Esse contato externo, essa oportunidade que essas crianças da APAE terão, com certeza fará toda a diferença no dia a dia delas e para nós é muito importante também”, disse o diretor comercial agrícola da Copercana, Augusto César Strini Paixão.
“Esse programa é um grande exemplo de inclusão social. É uma semente que está sendo plantada junto às crianças com deficiências e com certeza será um sucesso porque elas têm grande sensibilidade e capacidade de entender e propagar. Esses alunos terão a oportunidade de vivenciar o respeito à natureza e farão toda diferença”, comentou o diretor comercial varejo da Copercana, Marcio Meloni.
O gestor corporativo da Canaoeste, Almir Torcato, na oportunidade observou que o mundo vem evoluindo de maneira significativa e a questão de ESG valida o quanto uma organização/empresa ou instituição investe na sociedade, meio ambiente e nela mesmo. “Fico muito feliz em ver que a Copercana está atual, moderna, se preparando e pronta para os desafios da atualidade. Programas como esse vêm na proposta de ratificar nosso compromisso com a sociedade de maneira formal, o que já se faz há tempos, não há nada mais sustentável que cooperar”, afirmou Torcato.
O gerente de Planejamento e Marketing da Sicoob Cocred, Adalberto José Igual Júnior, também fez questão de falar sobre o Programa “Plantando o Futuro”, que cumpre um importante papel na sociedade e está em linha com as melhores práticas ESG. Tenho certeza que os alunos da APAE de Sertãozinho aproveitarão muito o conteúdo que será ministrado ao longo do programa. Além disso, a Copercana, por meio do projeto Copercana Sustentável, tem sido referência em projetos socioambientais. As cooperativas possuem isso na veia. Faz parte de seus princípios. Já o mercado, ainda está aprendendo a fazer”.
O programa teve início na terça-feira (09) de agosto e se estenderá até o m ês de dezembro.