Fórum Agro Regional estreia em Ribeirão Preto com foco na educação no agronegócio

07/04/2025 Noticias POR: Fernanda Clariano

A iniciativa busca consolidar a região como referência na formação de profissionais do setor

A região de Ribeirão Preto ganhou um novo espaço para debates sobre o agronegócio com o lançamento do Fórum Agro Regional. A primeira edição aconteceu no dia 4 de fevereiro, no Dabi Business Park, em Ribeirão Preto, e teve como tema central “Educação no Agronegócio”.

O evento surgiu a partir da relevância de Ribeirão Preto para o agronegócio e da necessidade de profissionais e empresas do setor de contar com um ambiente permanente e colaborativo para troca de experiências, compartilhamento de conhecimentos e desenvolvimento de parcerias estratégicas.

“A ideia surgiu de conversas e conexões criadas no Dabi. Nossa proposta é consolidar esse espaço como um hub para iniciativas e networking, incentivando a colaboração para avanço do setor”, explica Gabriella Delfante, community manager do Dabi Business Park.

A programação do evento contou com palestras, apresentações de cases e um painel de debates com especialistas. Entre os destaques estão as palestras: “Formando talentos no agro”, ministrada pelo professor da FEA/USP, especialista em planejamento estratégico em agronegócio e fundador da Harven Agribusiness School, Marcos Fava Neves, e “Agronegócio: da educação básica à comunicação além do setor”, com a engenheira- agrônoma que lidera o projeto educacional Agronegócio na Escola, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi, que participou online.

União de ideias e experiências no painel “Do campo à sala de aula: conectando educação, pesquisa e prática no agronegócio”.

O painel de debates, moderado pelo CEO da Treesales, Luciano Fernandes, abordou o tema “Do campo à sala de aula: conectando educação, pesquisa e prática no agronegócio”. Participaram do debate Marcos Eduardo de Oliveira (CEO da Bio Energy Academy), Diego Siqueira (embaixador do Fundo Patrimonial Prospera da Unesp de Jaboticabal), Gladys Mariotto (CEO da Startup Já Entendi Agro) e Laís Tátero Carvalho (agente local de inovação do Sebrae Agro).

Marcos Fava Neves destacou o papel da educação para o futuro do setor

Durante sua palestra, Marcos Fava Neves destacou a importância da educação na preparação de profissionais para enfrentar os desafios do agronegócio. “Ao longo dos últimos 30 anos, tive a oportunidade de contribuir com a formação de milhares de administradores que hoje atuam no setor. Precisamos fortalecer esse compromisso, pois o Brasil tem um papel líder no agronegócio global, tanto em quantidade quanto em qualidade, sustentabilidade e gestão”, afirmou.

Outro ponto levantado foi a necessidade de consolidar Ribeirão Preto como referência também na educação voltada ao agronegócio. Ele apresentou a Harven Agribusiness School, voltada à formação de líderes do setor, com foco na gestão e no desenvolvimento de habilidades empresariais.

Na ocasião, desafios do setor, como a falta de mão de obra qualificada, também foram apontados. “A escassez de profissionais capacitados se tornou um dos principais entraves para o crescimento do agro. Precisamos de um choque de educação e preparo para garantir a continuidade do desenvolvimento do setor”.

Mônika Bergamaschi participou remotamente do evento, destacando os projetos educacionais da ABAG/RP que fortalecem o agro por meio do conhecimento.

Mônika Bergamaschi, que participou remotamente, enfatizou a importância da educação no agronegócio, citando sua experiência na Unesp de Jaboticabal e destacando as palavras de seu mentor Roberto Rodrigues: “Só três coisas seriam capazes de mudar o mundo: educação, educação e educação”. Ela também ressaltou o trabalho da ABAG/RP (Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto) na valorização e conscientização sobre a importância do setor.

Desde a sua criação, em 2001, o programa “Agronegócio na Escola” da ABAG/RP impactou diretamente:

  • 790 alunos;
  • 490 professores;
  • 429 visitas de alunos;
  • 180 visitas de professores;
  • 282 municípios;
  • 954 escolas;
  • 24 estados + DF.

Outra iniciativa destacada foi o Prêmio ABAG/RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro”, criado em 2008, que incentiva o jornalismo voltado ao agronegócio. A premiação inclui as categorias Profissional e Jovem Talento, com um ciclo de palestras e visitas para aprofundamento sobre as cadeias produtivas do setor.

Mônika também mencionou a Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios, criada pela ABAG/RP em 2015, em parceria com usinas, cooperativas, associações de produtores e o SENAR. A ação visa alertar sobre os riscos dos incêndios no meio rural e urbano, promovendo a prevenção por meio de materiais educativos e publicidade. Com os avanços tecnológicos, a queima da cana para colheita manual foi gradativamente substituída por maquinário, tornando o processo mais seguro e sustentável.

O evento mostrou-se relevante para fomentar discussões sobre temas essenciais para o desenvolvimento do setor. A expectativa é que a iniciativa contribua para a qualificação de profissionais e o fortalecimento do agronegócio na região e no país.