Giro do Açúcar

30/01/2014 Açúcar POR: ProCana Brasil
De acordo com USDA — Departamento de Agricultura Americano para Assuntos Estrangeiros a produção de açúcar no Quênia, país localizado na África Oriental, está prevista para subir 17%, atingindo 700 mil toneladas em 2014, resultado de uma boa safra de cana-de-açúcar na região.
 
O país é considerado a maior economia da parte oriental do continente africano e normalmente tem um déficit anual de açúcar de cerca de 200 mil toneladas, que é preenchido através das importações. Se as previsões forem cumpridas, o país não precisará importar a commoditie este ano.
 
Brasil
 
A produção de açúcar na região Centro-Sul do Brasil em janeiro foi de 34,27 milhões de toneladas, de acordo com dados da Unica — União das Indústria de Cana-de-Açúcar. A maior parte das 300 usinas da região esmagou a cana-de-açúcar no início de dezembro enquanto um remanescente de 100 usinas fechou para a entressafra entre o Natal e o Ano Novo.
 
Argentina
 
Na Argentina o preço do açúcar doméstico atualmente é de 600 dólares a tonelada, sendo que os produtores afirmam que para obterem lucro o preço deveria atingir pelo menos 760 dólares a tonelada.
 
Etiópia
 
Na Etiópia, o governo no país se reuniu com os proprietários de indústrias de açúcar nesta terça-feira dia 28 de janeiro de 2014 para discutirem o preço de venda da cana-de-açúcar no país. Além disso, a Cevital , uma grande fabricante de produtos alimentares da Argélia , está planejando construir uma usina para produção de açúcar em Oromia, um dos nove Estados da Etiópia. Sabe-se que os dois países estabeleceram relações diplomáticas em 1960 e fazem parcerias em empreendimentos no mercado de açúcar com regularidade.