A segunda-feira se encerrou com talvez um dos temas mais atuais quando o assunto é a proteção dos canaviais, o manejo integrado entre químicos e biológicos.
Com o oferecimento da Basf, o consultor agronômico Michel Fernandes, reconhecido por trabalhar em grandes grupos do setor e um vasto conhecimento prático da cultura, iniciou sua apresentação falando dos problemas vividos pela rigidez climática, “não conheço ninguém que está com a mesma produtividade do ano passado”, mas que é preciso produzir em razão dos preços extremamente bons.
“Na Usina Cerradão, em 2021, a média de chuvas está 57,88% menor no comparativo com a média histórica, sem contar com a temperatura altíssima. Fato que nos exige driblar o limitado teto produtivo com o uso de tecnologia para diminuição de perdas”, disse Fernandes.
Diante essa postura, ele mostrou sua experiência com o Muneo Biokit, em primeiro lugar num estudo em áreas infestadas com nematoides, onde as folhas se apresentaram mais largas e maiores em relação a outras parcelas onde haviam sido utilizadas ferramentas químicas e biológicas.
Outra realidade onde o consultor fez uso da ferramenta foi em áreas infestadas com Colletotrichum, a qual foram feitas mais de 40 parcelas com diversos tratamentos e as maiores produtividades sempre apontavam para o uso da tecnologia da Basf.
Para finalizar, Fernandes afirma que por ter bactérias fixadores de nitrogênio no solo, é possível reduzir o uso do nutriente na adubação.
Na sua conclusão, Michel lembrou do bom-senso que o agricultor precisa ter para escolher suas ferramentas, “se eu tenho 30 ninfas de cigarrinha por metro, só com biológico eu não vou ter condições de realizar um controle efetivo”.
E que o produtor precisa pensar na produtividade sempre fechando a planilha de custos abaixo, para conseguir ter rentabilidade.
Ao final da live, a desenvolvedora de mercado da Basf, Mariana Feltrin mostrou outras tecnologias disponíveis que também são importantes para o produtor adotar em seus canaviais.
Perdeu essa live? Não se preocupe... Assista CLICANDO AQUI.