PLANEJAMENTO É PARA SER CUMPRIDO - Não dá para o produtor querer acertar o “zóio” da mosca todo ano na compra dos insumos e na venda da soja
As oscilações que o preço da soja vem sofrendo desde 2022, quando a saca atingiu os R$ 200,00 e foi caindo ao ponto de valer menos de R$ 100,00 em 2024, precisa servir de exemplo ao produtor que não dá mais para contar com a sorte de sempre conseguir comprar os insumos com valores mínimos e vender a produção na crista da onda.
“O produtor precisa lembrar que quando os preços da soja atingiram suas máximas o mundo vinha de uma realidade pós-pandemia e início do conflito na Ucrânia, ou seja, o mundo estava em colapso e esse cenário momentâneo foi favorável para a soja.
Tivemos produtores que na época seguraram suas produções esperando preços ainda melhores e perderam aquela oportunidade, vendendo a soja muito mais barata ao longo do seu processo de desvalorização.
O que o produtor precisa aprender é nunca abandonar sua estratégia de comercialização, se seu plano é travar 30% no início do ciclo, faça isso. Se é realizar três vendas ao longo da colheita para ter um preço médio, façaisso!”, explicou Augusto Paixão, diretor comercial agrícola da Copercana.
E quando ele se refere em seguir o planejamento, ressalta a importância em estar sempre atento ao mercado: “O mercado interno cresceu bastante, isso muito por conta do aumento de percentual de biodiesel na mistura com o diesel, porém o mercado mundial cresce algo em torno de 3% ao ano.
Ou seja, temos que aumentar o nosso negócio nesse ritmo também, não podemos crescer 10% se o mercado mundial cresce 3%, pois não é só nós que aumentamos, a Argentina cresce, os Estados Unidos crescem, o mundo cresce, e então o preço cai, aí o produtor que investiu em maquinário e insumos, por exemplo, para crescer sua produção em 10%, corre o risco de acabar o ano endividado.
É preciso ter um plano equilibrado pensando numa estratégia mais conservadora de preço, para conseguir mensurar quanto conseguirá investir, aproveitar o melhor momento para comprar, e se na hora da venda o preço estiver melhor que o planejado, a margem vai melhorar, tentar viver de picos de preço é muito difícil”.