Todos concordamos que compreender o estado de saúde das nossas culturas é a melhor coisa a fazer para facilitar na tomada de decisão.
Você pode apenas observar, fazer algumas análises por amostras e outras técnicas de medição direta. Mas, e se houvesse uma maneira fácil, rápida e eficiente de ver a saúde da sua lavoura? E ainda conferir o seu desenvolvimento ao longo do tempo? É exatamente aí que entram os índices de vegetação, como o NDVI. A princípio, pode parecer complicado, mas garanto que isso faz a diferença na gestão da fazenda.
Oque são mapas de NDVI?
• O NDVI é a sigla em inglês para Normalized Difference Vegetation Index, ou seja, é o índice de vegetação por diferença normalizada. Em termos simples, o NDVI é uma medida da saúde das plantas com base em como uma planta reflete a luz (geralmente a luz solar) em frequências específicas.
VAMOS TENTAR ENTENDER: Quando a luz solar atinge uma planta, certos comprimentos de onda são absorvidos enquanto outros são refletidos. Em uma planta saudável, a clorofila absorve fortemente a luz visível, enquanto a estrutura celular das folhas reflete fortemente a luz do infravermelho próximo (NIR).
Quando uma planta se torna desidratada, doente, afetada por pragas agrícolas, etc., a planta absorve mais dessa luz infravermelha.
Portanto, observem a figura acima, as setas demonstram a luz refletida, percebam a diferença entre o tamanho das setas, assim conseguimos analisar que a luz vermelha fornece uma relação com a saúde das plantas.
Esse índice é expresso pela equação que considera a refletividade do infravermelho próximo (NIR) menos a refletividade vermelha (VIS), dividido pelo NIR mais o VIS:
A partir dessa equação temos valores de NDVI que variam entre 0 e 1, os quais significam:
Lembrando que esses números são apenas noções gerais e variam de acordo com o tipo de planta e outras condições. A partir dos valores de fitossanidade do NDVI entre -1,0 e +1,0 é possível obter os mapas NDVI.
Dessa forma, para cada faixa de valores é atribuída uma cor. Por exemplo, na figura abaixo, as áreas com NDVI de -1 a 0 são exibidos em vermelho, de 0,0 a 0,78 são laranjas a amarelos, 0,78 a 0,87 alguma variação de verde e acima de 0,87 são verdes.
Como os mapas NDVI te ajudam na lavoura?
Para você entender melhor, vamos pegar outro mapa de NDVI:
Em campo, ele conseguiu identificar dois problemas que estavam ocorrendo: infestação de plantas daninhas e irrigação desregulada.
Ele fez a aplicação complementar nas infestações dessas áreas, procurando saber também porque a pulverização falhou naquela área.
Isso pode ter ocorrido pela má regulagem do pulverizador, descuido do operador ou mesmo a existência de plantas daninhas resistentes.
O produtor também regulou a irrigação e, por meio dessas medidas, conseguiu evitar a perda de produção.
Veja que esse mapa NDVI funciona como um sensoriamento remoto da lavoura. Não importa onde você esteja, com esses dados é possível verificar como estão as plantas
Perceba também que, sem os mapas NDVI, ele até poderia ter encontrado esses pontos de infestações e desregulagem da irrigação.
Mas isso levaria muito mais tempo e ainda sim ele não saberia ao certo todas as áreas com problemas.
Os mapas NDVI trazem agilidade, rapidez e segurança na tomada de decisão do produtor rural, fazendo com que o manejo seja ainda melhor.
IMPORTANTE
Já existem diversas plataformas que fazem esse monitoramento, e também consultorias que alinham a interpretação desses dados com a tomada de decisão. Mas que fique claro, as imagens também são conseguidas por meio de satélites gratuitos e utilização de software especifico para tratamento da imagem.
Se você quer aproveitar o potencial estratégico dessa prática de sensoriamento remoto, deve incorporá-la no seu dia a dia.
É importante monitorar os índices de vegetação de maneira contínua para obter um diagnóstico confiável sobre a saúde da lavoura e acompanhar a evolução da safra. Além disso, os resultados deste monitoramento precisam ser comparados com as atividades de manejo realizadas durante o mesmo período.
Só assim é possível usar as imagens de satélite para entender o que deu certo ou errado no cultivo e optar por aplicações mais eficientes no futuro. Neste sentido, soluções de NDVI integradas à gestão rural facilitam a sua vida, pois as análises podem ser feitas de forma contextualizada e sincronizada com o funcionamento da fazenda.