A 20ª Feira de Agronegócios Copercana teve sua aguardada abertura na tarde de 24 de junho, marcando o início de um evento que se estendeu até o dia 28 de junho. O Centro de Eventos da Copercana “Manoel Carlos de Azevedo Ortolan”, em Sertãozinho, foi o cenário deste importante encontro do setor agroindustrial, atraindo milhares de visitantes.
Durante cinco dias, o público teve acesso a uma programação rica em palestras, exposições e demonstrações de tecnologias inovadoras. Os visitantes tiveram a oportunidade de interagir com expositores parceiros, conhecer um pouco mais sobre os serviços oferecidos pela Copercana, além das novas soluções que prometem transformar a produtividade e a sustentabilidade do campo.
Na cerimônia de abertura, autoridades locais, representantes do setor e organizadores destacaram a importância da feira.
O diretor-presidente executivo, Francisco Cesar Urenha, destacou a credibilidade construída ao longo do tempo, tanto com os cooperados produtores como com os expositores, como forma do sucesso na obtenção de oportunidades de negócios diferenciadas.
Já o superintendente comercial, Frederico Dalmaso, destacou a oportunidade de compra criada para feira, melhor que no ano passado, e comentou sobre a estratégia comercial da cooperativa onde os negócios são feitos por CPF’s.
O diretor comercial de varejo, Marcio Meloni, lembrou do conforto proporcionado aos visitantes da feira e também falou sobre o lançamento da linha de rações da Copercana para equinos, bovinos, suínos e aves.
Augusto Strini Paixão, diretor comercial agrícola, agradeceu a equipe “grandiosa” que se dedicou para fazer a feira acontecer e falou de sua felicidade em pertencer àquilo: “momentos como esse nos enche de alegria em pertencer ao agro, em pertencer a Copercana”.
Mais direto, o diretor financeiro e administrativo, Giovanni Rossanez, expôs uma observação que faz a Copercana ser diferente no mercado: “tudo que se fala aqui, se cumpre, somos uma cooperativa de caráter”.
Para encerrar, o presidente do conselho de administração, Eduardo Antonio Tonielo, lembrou da construção da credibilidade da feira ano a ano: “Parece que foi ontem que a feira começou, vinte anos de sucesso, aprendizado, quando se faz algo com seriedade se colhe bons frutos”.
Um sucesso em inovação e parcerias
A 20ª Feira Agronegócios Copercana 2024 foi um marco de inovação, tecnologia e parcerias para o setor agrícola. Com a presença de expositores renomados e visitantes de várias regiões.
Yuri Ferezin
Yuri Ferezin, diretor executivo de negócios da SicoobCocred, destacou as linhas de crédito oferecidas aos cooperados durante a feira. “A Cocred sempre mantém esse DNA do agro, financiando nossos produtores. Hoje, a cooperativa possui uma carteira de crédito em torno de R$ 8,4 bilhões, sendo que 70% disso são direcionados ao nosso produtor cooperado. Oferecemos linhas de financiamento como comercialização, isenta de IOF, e a CPR Financeira, destinada a investimentos com carência e também isenta de IOF. A participação na feira é uma grande oportunidade para bons negócios”.
Ademir de Mello
Ademir de Mello, produtor e cooperado de Campo Florido-MG, expressou sua satisfação com a evolução da cooperativa. “Sou cooperado da Copercana há muitos anos. Ver essa evolução da cooperativa, que faz parte da nossa vida, é gratificante. Cumprimento todos os cooperados em nome do senhor Toninho e é um prazer poder prestigiar e ver a modernidade na feira”.
José Luiz Balardin
José Luiz Balardin, produtor e cooperado de Uberaba-MG, ressaltou a importância do evento para o aprendizado e networking. “Essa feira traz muita tecnologia, novidades e aprendizado. É gratificante participar, pois conhecemos novas ideias que agregam valor à nossa produção. Além disso, reencontramos velhos conhecidos, o que é muito bom”.
Marcos Gallacho
Marcos Gallacho, RTV da Bayer, destacou a representatividade da feira. “A cada ano, a feira Agronegócios Copercana se solidifica mais. Temos estratégias, modalidades de créditos e condições especiais na feira que não oferecemos durante o ano. Isso torna nossa abordagem mais atrativa”.
Drauzio Crepaldi Junior
Drauzio Crepaldi Junior, representante comercial da Chamae Representações Comerciais, enfatizou a evolução do evento. “Estar na 20ª feira Agronegócios Copercana é uma honra. Participo desde 2007 e ver a evolução é prazeroso. Estamos aqui com cinco empresas líderes de mercado, investindo e aproveitando essa oportunidade de crescimento conjunto”.
Auro Pardinho
Auro Pardinho, gerente de MKT da DMB, falou sobre a longa parceria com a feira. “Participamos desde a primeira edição há 20 anos. A feira é interessante porque atrai produtores de cana, cooperados da Copercana, interessados em negócios. As condições oferecidas são atrativas, resultando em negócios positivos”.
Gilson Donizete Luz
Gilson Donizete Luz, cooperado de Frutal-MG, enfatizou a importância das palestras. “Participo há quatro anos consecutivos e gosto muito das palestras. Elas são muito interessantes e relevantes para nosso trabalho. Além disso, poder ver novas tecnologias e lançamentos de maquinários e produtos é essencial”.
Fernando Kawasaki
Fernando Kawasaki, ex-MasterChef e consultor gastronômico do Emporium Prime Copercana, fez sua primeira visita à feira e ficou impressionado. “A qualidade dos produtos do Emporium Copercana é impressionante, por isso não poderiam ficar de fora de uma feira do porte como essa, com expositores incríveis e um público fantástico. Trouxe dois molhos para acompanhar o famoso cordeiro da Copercana, uma iguaria que é facilmente encontrada no Emporium Copercana”.
20ª edição do AgronegóciosCopercana é celebrada como um grande sucesso
Da esquerda para a direita, Frederico Dalmaso e Francisco Cesar Urenha
A 20ª edição do AgronegóciosCopercana foi marcada por um balanço positivo, segundo os principais líderes da cooperativa. O evento não só atingiu suas metas, mas também lançou bases sólidas para futuros eventos, reafirmando a importância da cooperativa no agronegócio da região.
Frederico José Dalmaso, superintendente comercial de insumos, destacou a satisfação dos cooperados com a qualidade dos produtos e as condições de compra. “A feira foi um sucesso, tanto no atendimento dos cooperados quanto nas expectativas que eles tiveram ao visitar. A Copercana ofereceu defensivos com tecnologia embarcada de última geração e fertilizantes, mesmo com o aumento de preço em função da alta do dólar”, afirmou Dalmaso.
Ele ressaltou ainda que, em comparação ao ano anterior, a feira registrou um volume financeiro maior, com uma frequência de visitantes que superou as expectativas desde o primeiro dia. “Normalmente, o Agronegócios Copercana tem mais frequência nos últimos dias, mas este ano começou forte desde a segunda-feira, com a presença de cooperados, amigos, fornecedores e agricultores em geral”, completou.
Francisco César Urenha, diretor-presidente executivo da Copercana, reforçou a visão positiva do evento, definindo-o em uma palavra: sucesso. “Se o 20º Agronegócios Copercana tivesse que ser definido em uma só palavra, seria sucesso. Desde uma semana antes do evento, já vínhamos percebendo sinais de que seria bom, e isso realmente se concretizou. As expectativas eram as melhores e superaram”, afirmou Urenha.
O diretor-presidente destacou também a significativa participação do público e expressou a confiança de que o próximo evento continuará a trajetória de sucesso. “O 21º Agronegócios Copercana será trabalhado assim que terminar o 20º. Temos sempre que melhorar, e vamos trabalhar para isso. Tenho certeza de que o sucesso vai continuar!”, concluiu.
Palestras
Entre os destaques desta edição estão as palestras sobre as tendências e desafios do agronegócio moderno. A programação contou com uma grande variedade de temas. O lançamento das Rações Copercana abriu a semana de atividades e nos dias 24 e 25 de junho, os cooperados conheceram sobre o assunto através de apresentações do representante da DSM Tortuga, Marcelo da Rocha Brando, que falou sobre estratégias de suplementação na época seca considerando o cenário de 2024.
Na quarta-feira foi a vez dos produtores participantes do Projeto Amendoim conversarem sobre questões envolvendo o ciclo 23-24 e melhorias para a nova safra que se inicia na primavera de 2024.
O evento também contou com a participação de produtores interessados em fazer parte do projeto da cooperativa, onde eles tiveram a oportunidade de conhecer a seriedade e rigidez com que os trabalhos são conduzidos
A eterna guerra com as plantas daninhas nos canaviais foi o assunto da palestra da quinta-feira, ministrada pelo consultor especialista, Edison Baldan Jr, e apoio da Basf. Baldan abordou diversas situações que os produtores se deparam na roça.
No último dia o tema foi a correção de solo, com a presença do professor da UFLA, Silvino Moreira, que através do apoio da Solo Fértil mostrou a importância em se fazer de maneira correta o manejo agrícola.