Satisfação na retomada da feira presencial
18º Agronegócios Copercana provou que o que vale é o esforço para proporcionar as melhores oportunidades
Ricardo Olivare Almussa, vice-prefeito de Sertãozinho, Frederico José Dalmaso, superintendente comercial da Copercana, Giovanni Bartoletti Rossanez, diretor financeiro e administrativo da Copercana, Fernando dos Reis Filho, presidente da Canaoeste, Augusto César Strini Paixão, diretor comercial agrícola da Copercana, Francisco César Urenha, diretor-presidente executivo da Copercana, Marcio Fernando Meloni, diretor comercial varejo da Copercana e Antonio Eduardo Tonielo, presidente do conselho de administração da Copercana
Satisfação. Esse é o sentimento que todos os envolvidos na edição de 2022 do Agronegócios Copercana tinham no momento do seu encerramento ao pôr do sol do dia 30 de junho. E ela não chegou aos corações e mentes por acaso, mas como a colheita de uma safra que exigiu muito trabalho e sobretudo coragem para transpor as violentas intempéries climáticas que se formavam sobre a lavoura do evento. Como a total nebulosidade em diversos setores (adubos, amendoim, combustíveis, entre outros) causada por uma densa cortina feita pela fumaça das bombas que não param de explodir na guerra entre Rússia e Ucrânia. Ou a busca em conseguir limpar o ar do vírus pandêmico que insiste em atrapalhar a retomada na eficiência de uma enormidade de atividades, desde prestadores de serviços até dúvidas sobre o suprimento de diversos produtos (inclusive moléculas para a indústria de defensivos). Ufa, enfim, chegamos ao evento presencial com a promessa de bons negócios!
Hora do reencontro
Finalmente, após dois anos fechado em decorrência da pandemia, no dia 27 junho as portas do Centro de Eventos da Copercana se abriram para voltar a desempenhar a razão primeira da sua construção, acolher, com o conforto que o produtor rural merece, numa feira presencial.
O primeiro ato da cerimônia de abertura foi marcado por um gesto que provou, mais uma vez, de como a cooperativa faz questão de sempre lembrar daqueles que participaram ativamente da sua história de sucesso, que em 2023 completará 60 anos.
Na ocasião, a família do saudoso Manoel Carlos de Azevedo Ortolan, que teve praticamente toda sua vida profissional dedicada à Copercana, Canaoeste e Sicoob Cocred, falecido em 2019, recebeu uma homenagem com o seu nome eternizado através da denominação da casa, que passou a se chamar Centro de Eventos “Manoel Carlos de Azevedo Ortolan”.
Rodrigo, Vanessa e Sandra Ortolan receberam uma homenagem das mãos de Chico Urenha. A partir de 27/06/2022 o Centro de Eventos passou a se chamar Centro de Eventos “Manoel Carlos de Azevedo Ortolan”
“Maneco, como era conhecido, ficará para sempre na memória não somente pelo grande líder que foi, que sempre atuou de forma leal e honesta norteado pelos princípios cooperativistas, mas por ter sido uma pessoa que trilhou seu caminho de forma exemplar, deixando um legado de inúmeras e memoráveis vitórias, conquistas e sucessos”, disse Francisco Urenha.
Em sua fala, Frederico Dalmaso lembrou dos parceiros e cooperados que sempre acreditaram na proposta do evento, mesmo em tempos complexos, como os dois últimos anos de feira virtual: “Quero agradecer aos parceiros que estão sempre conosco, em especial aos que estão desde a primeira edição da feira, e também aos cooperados pela confiança e credibilidade que depositam em nosso trabalho”.
Frederico José Dalmaso, superintendente comercial da Copercana
Já Marcio Meloni destacou a possibilidade do reencontro que a ocasião proporcionou: “Muito legal podermos voltar depois de dois anos e conversar com as pessoas, já encontrei com amigos que fazia muito tempo que não via”.
Marcio Fernando Meloni, diretor comercial varejo da Copercana
Augusto Paixão falou sobre o legado deixado por antigos diretores e a importância da presença de Antonio Eduardo Tonielo como presidente do conselho de administração: “Sr Toninho foi quem colocou a cooperativa no lugar que ela está e hoje nos ensina a conduzi-la para mantermos sua trajetória de crescimento”.
Augusto César Strini Paixão, diretor comercial agrícola da Copercana
E os primeiros sinais de satisfação apareceram a partir da fala de Giovanni Rossanez: “É uma grande satisfação retornarmos presencialmente, já no show em prol do Hospital de Amor eu não sabia se o evento estava bonito demais ou havia me esquecido de como era, e hoje, vendo a feira, essa estrutura maravilhosa, tenho a mesma sensação, parabéns a todos que participaram na construção desse momento de retomada”.
Finalmente, para decretar oficialmente aberta a feira, Antonio Tonielo lembrou a importância do evento: “O Agronegócios, que já virou tradicional por estar na décima oitava edição, é fundamental não somente para a Copercana, mas também para nossos parceiros e cooperados. Sua dinâmica traz segurança para quem vende e para quem compra, pois aqui são proporcionadas condições únicas na aquisição de insumos que serão utilizados ao longo de todo ciclo da cana e lavoura de rotação”.
Giovanni Bartoletti Rossanez, diretor financeiro e administrativo da Copercana
Antonio Eduardo Tonielo, presidente do conselho de administração da Copercana
Dada a largada, o que se via pelos corredores e estandes era a energia positiva gerada pela alegria do reencontro. Era um sorriso mais lindo que o outro, de cada funcionário, Ainda houve mais disseminação de conhecimento, com a realização de quatro palestras/lives num estúdio com a presença de público montado no auditório do Centro de Eventos. Ao todo (somada a audiência virtual expositor ou cooperado ao rever amigos que há muito tempo não tinham a oportunidade de realizar a verdadeira conversa, sendo os olhares a única conexão.
Ainda houve mais disseminação de conhecimento, com a realização de quatro palestras/lives num estúdio com a presença de público montado no auditório do Centro de Eventos. Ao todo (somada a audiência virtual e presente) foram atingidos 1,5 mil profissionais, que puderam melhorar seu desempenho absorvendo um pouco da sabedoria de nomes como o do Prof. Dr. Godofredo Vitti, ou a visão técnica da nova geração tão bem representada pelo produtor e consultor João Ulisses de Andrade e, para arrematar, duas profundas conversas sobre o manejo integrado (químico e biológico) de defensivos, uma tendência do passado e urgência do presente, promovidas pela Serquímica e Canaoeste.
É válido ressaltar que os milhares de produtores rurais que visitaram a feira vieram de toda região de abrangência da Copercana, que hoje se estende (fisicamente) até Campo Florido a norte; Paulo de Faria a oeste; Herculândia a sul e Santa Cruz das Palmeiras a oeste.
Caravana de Santa Rosa do Viterbo
Caravana de Santa Cruz das Palmeiras
Muito deles nas caravanas organizadas pelos RTVs e gerentes das filiais com todo o custo de transporte assumido pela cooperativa num esforço de proporcionar a todos a oportunidade para evoluir seu conhecimento em tecnologia e aproveitar as oportunidades exclusivas do evento.
Além de conhecer mais a fundo os diversos projetos da própria cooperativa nos estandes da Copercana Sustentável, Copernitro, Copercana Seguros, Projeto Amendoim, Agricultura de Precisão, Energia Solar e uma Super Loja de Ferragens e Magazine que trouxe até mesmo o pedaço mais saboroso da rede de supermercados através do Empório Copercana.
Workshop da Copercana Sustentável
Copernitro
Copercana Seguros
Super Loja de Ferragens e Magazine
Copercana Solar
Projeto Amendoim
Laboratório de Solos / Agricultura de precisão
Toda essa engrenagem produziu ao longo dos 15 dias negócios volumosos e principalmente com grande parte do capital permanecendo na própria área de atuação da Copercana. Além do retorno que o cooperado terá com a tecnologia adquirida, a informação que recebeu numa live/palestra, a visita a um estande ou até mesmo ao trocar ‘dois dedos de prosa’ com um amigo, ou seja, o sucesso do evento foi a concretização do maior objetivo do cooperativismo, crescimento mútuo. Agora entenderam os motivos de tamanha satisfação?
Carlos Biagi, Márcio Sarni e Caio Silva Barbosa
Raphael Verri, Neto Krastel e Nelson Krastel
Edgard Matrangolo Júnior, Celso Deliberto, João Victor e Ruan Betiol
Ricardo Tonielo - diretor do Grupo Tonielo
Augusto César Strini Paixão e Murilo Voltarelli
Marcelo Magurno - diretor de Negócios da FMC Brasil e Antonio Eduardo Tonielo
Professor Newton Macedo e Fernando Pratti
Bioche Sverzut, Clóvis Sicchieri, Adilson di Bianco, Adriano Dias e Alexandre Vanzella
Marcos Brunozzi, Raphael Verri e Rogério Reis
Humberto Carvalho, José Marossi, Paulo Maestri, Fred Dalmaso e Marcelo Magurno (diretor de Negócios da FMC Brasil)
Giovanni e Toninho Tonielo receberam Patrícia e Fernando Godoy do Banco do Brasil
Giovanni Rossanez (Copercana), José Renato Gambassi ( Gerente Regional Cana), Christina Elizabeth Coen (CMO Global), Nishant Pahuja (Head Global Comercial) , Cristiano Figueiredo (CCO Brasil), Antonio Eduardo Tonielo (Copercana), Megha Chatterjee (Gerente RH Índia), Frederido Dalmaso (Copercana) Robson Serafim (Diretor Nacional de Vendas), Marcelo Borsonaro (CTC Cana) e Homero Moreschi (Trade Mkt Cana e Pastagem)
Marco Antonio Polegato da Silva, Ruth Nudielli, Daniela Aragão, Fernando dos Reis Filho, Francisco César Urenha, Alessandra Durigan, Letícia Melloni e Lucas Guidugli Teodoro
Da esquerda para a direita, Adriano Souza (representante comercial), Fabiana Gimenes (gerente de clientes chave), Pedro Badran (gerente de distrito), Frederico Dalmaso, Marco Ribeiro (gerente de distrito), Redson Vieira (líder comercial cana-de-açúcar) e Giovanni Rossanez
Espaço Gourmet na loja Copercana
Augusto, Frederico, Antonio Tonielo, Fábio Lima (diretor de negócios cana da Syngenta), Valter Silva, Marcio Meloni e Thiago Fornasiari
Gabriel Pascon, Marcos Petri, Juliano Bomfin e Cláudio Rodrigues (Sicoob Cocred), Antonio Eduardo Tonielo (Copercana), Fernando dos Reis Filho (Canaoeste), Ademir Carota (Sicoob Cocred) e Giovanni Rossanez (Copercana e Sicoob Cocred)