Usina Vertente obtêm registro para exportar etanol ao estado da Califórnia
04/10/2012
Etanol
POR: Agência UDOP de Notícias
A Usina Vertente (Grupo Húmus Agroterra e Guarani), de Guaraci/SP, obteve nesta semana registro no Conselho de Qualidade do Ar (CARB) da Califórnia, que permite comercializar no estado americano o etanol produzido na unidade. Além da Vertente, a Usina Andrade, do Grupo Guarani, localizada em Pitangueiras, também recebeu o registro. O documento expedido pelo órgão atesta que o etanol dessas unidades é classificado como combustível de baixo carbono. Segundo especialistas, a Califórnia adota a mais rígida legislação ambiental dos Estados Unidos.
Para obter o certificado CARB, as duas unidades industriais tiveram que atender a rígidos requisitos ambientais. "Trata-se de uma conquista, uma vez que além de certificar o etanol produzido por nós, o registro no CARB garante à Guarani acesso privilegiado ao importante mercado da Califórnia", ressalta o diretor-presidente da Guarani, Jacyr Costa Filho.
A Usina Vertente estima a moagem de 1,6 milhão de tonelada de cana-de-açúcar na atual safra. Nos próximos dois anos, a unidade quer dobrar a capacidade de moagem e deve investir R$ 130 milhões.