Usinas tem até o dia 18 para renovarem o Selo Etanol Verde

09/02/2012 Etanol POR: Fonte: Agência UDOP de Notícias
O prazo para a renovação do Certificado de Conformidade do Protocolo Agroambiental Paulista deste ano se encerra no próximo dia 18 de fevereiro. As usinas certificadas com o selo Etanol Verde, com validade de um ano, precisam atualizar seus dados junto à Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. O Protocolo Agroambiental Paulista, assinado em 2008, tem como objetivo desenvolver ações que estimulem a sustentabilidade da cadeia produtiva de açúcar, etanol e bioenergia.

O diretor do departamento de desenvolvimento sustentável da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo, Ricardo Viegas encaminhou ofício à UDOP solicitando que a entidade, enquanto parceira do Projeto Etanol Verde desde as primeiras discussões, em 2007, incentivasse e apoiasse suas associadas para a renovação da certificação.

Para se recadastrar, as empresas que possuem a Certificação Agroambiental devem atualizar seus dados preenchendo uma tabela de acompanhamento enviada pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Esta tabela também está disponível na página do Projeto Etanol Verde, clique aqui para ter acesso à tabela. Após o preenchimento integral, a mesma deve ser enviada para o e-mail: etanolverde@ambiente.sp.gov.br. A falta de envio dos dados atualizados impedirá a renovação do certificado.

O Protocolo Agroambiental Paulista é um compromisso voluntário entre produtores de cana-de-açúcar, açúcar e etanol e as Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura que visa antecipar o fim da queima da palha da cana. O acordo prevê a eliminação completa das queimadas no estado até 2014 nas áreas mecanizáveis. Para as áreas não-mecanizáveis o prazo é 2017.

Além da queima controlada da palha da cana, o Protocolo dispõe de outras ações de enorme relevância para a preservação da qualidade do meio ambiente. Entre os temas está a conservação do solo e dos recursos hídricos, a proteção de matas ciliares, a recuperação de nascentes, redução de emissões atmosféricas e de consumo de água industrial e cuidados no uso de defensivos agrícolas.

Dúvidas poderão ser esclarecidas com a equipe do Projeto Etanol Verde através dos telefones (11) 3133-3318 ou através do e-mail: etanolverde@ambiente.sp.gov.br.

Greizi Ciotta Andrade