Vendas de etanol crescem na 2ª quinzena de julho

10/08/2012 Etanol POR: Sou Agro
As vendas de etanol pelas unidades produtoras da região Centro-Sul atingiram 1,07 bilhão de litros na segunda quinzena de julho, montante 8,13% superior aquele observado no mesmo período de 2011 (986,24 milhões de litros). Os dados são da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

Do total comercializado nesta última quinzena de julho, 243,13 milhões de litros destinaram-se ao mercado externo e 823,31 milhões de litros ao mercado doméstico, sendo 328,75 milhões de litros de etanol anidro e 494,56 milhões de litros de etanol hidratado.

No acumulado de abril até 1º de agosto, as vendas somaram 6,62 bilhões de litros, sendo 871,97 milhões de litros direcionados às exportações e 5,75 bilhões de litros comercializados no mercado interno.

Do montante direcionado ao abastecimento doméstico, 2,16 bilhões de litros referem-se ao etanol anidro e 3,59 bilhões de litros ao etanol hidratado. De acordo com Antonio de Padua Rodrigues, presidente interino da Unica, apesar do abastecimento com etanol há várias semanas ter passado a ser economicamente viável em três Estados do País, ainda não observamos uma migração significativa dos consumidores flex para etanol hidratado.

“Esse movimento deve acontecer quando tal consumidor perceber que pode economizar mais abastecendo com etanol nesses locais”, ressalta. De fato, o levantamento de preços realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostrou que há nove semanas consecutivas o preço do etanol hidratado carburante está abaixo de 70% do preço da gasolina C nos postos de combustíveis dos Estados de São Paulo, Goiás e Mato Grosso.