Estudantes de Pontal e Pitangueiras visitam biofábrica da Canaoeste

Estudantes de Pontal e Pitangueiras visitam biofábrica da Canaoeste

20/10/2023 Noticias POR: Edição 203 Setembro

De portas abertas para o futuro, a Canaoeste vem dando continuidade ao trabalho de visitas monitoradas de estudantes que integram o programa “Jovem Agricultor do Futuro”. Desta vez, estiveram visitando as dependências da CanaoesteBio, fábrica de bioinsumos da Canaoeste, alunos de Pontal e Pitangueiras.

O gestor da biofábrica, André Volpe, apresentou toda a unidade, explicando aos alunos sobre os detalhes e funcionamento, falando sobre os impactos provocados pelas pragas no canavial e sobre os primeiros produtos gerados na biofábrica para combatê-las. Tanto o CanaBoveBio e CanaMeta-Bio baseados respectivamente no beauveria e metarhizium.

Volpe também falou da estrutura da biofábrica, que tem uma capacidade de produção estimada entre 100 e 120 mil litros/ano. Temos 2 biorreatores, um pré-inóculo de 200 litros e um biorreator para produto final de 2.000 litros.

Maysa Correa Cardoso, analista de microbiologia, apresentou o laboratório, o processo da produção e as análises que são feitas, promovendo ainda atividades com participação dos alunos como: verter o meio de cultura, repicagem de micro-organismo, visualização no microscópio, e falando também sobre a profissão de biólogo e microbiologia.

Para o professor da turma de Pitangueiras, Ademir Ribeiro Mendonça, o projeto contribui para mostrar que a preocupação ambiental faz parte da nossa agricultura. “Quando a gente diz para os alunos que a agricultura vem evoluindo, visando à conservação do meio ambiente, o que nem sempre condiz com o que a grande mídia diz, esse projeto vem trazer essa significância para o meio ambiente, que consiste na redução dos insumos químicos. Mostrando que essa imagem predatória, não é real. Valorizando também a cultura da cana, que vem se modernizando e gerando empregos. Esses insumos biológicos, por exemplo, que antes tinham que ser comprados de empresas multinacionais, estão sendo fabricados aqui na nossa própria região”, ressaltou Mendonça.

Para Manuela G. Siquieri, coordenadora de projetos do Senar, a visita é muito válida, pois agrega conhecimento e crescimento. “Essa parceria com a Canaoeste tem dado essa grande abertura para os alunos, e com certeza fará muita diferença lá na frente, pois eles saem daqui com mais conhecimento”, disse.

Pouco depois de ter sido inaugurada, a CanaoesteBio abria suas portas para receber para a primeira turma do programa “Jovem Agricultor do Futuro”. E ssa primeira visita, realizada em 21 de agosto, contou com a participação de aproximadamente 30 estudantes.

“É uma oportunidade ímpar para os alunos conhecerem um pouco mais sobre as tecnologias que envolvem o agronegócio, principalmente por vivenciarem uma área que vem crescendo muito no mercado profissional, trazendo consigo a sustentabilidade e a inovação. Agradecemos à Canaoeste, por abrir as portas da CanaoesteBio para os alunos do Programa Jovem Agricultor do Futuro, e a toda a equipe pelo conhecimento compartilhado, a atenção e o carinho com os nossos alunos”, destacaram na ocasião, o instrutor técnico Leandro Moshen Maurício e a instrutora pedagógica Carolina Veluci Brondi.

Dois dias depois, em 24 de agosto, uma outra turma do programa foi recebida para acompanhar as diversas etapas de utilização de drones no canavial.

Além da parte teórica, os estudantes foram levados a campo e puderam acompanhar os drones em ação. Para a instrutora pedagógica do Programa Jovem Agricultor do Futuro, Carolina Veluci Brondi, foi uma excelente oportunidade para os alunos conhecerem a inovação que tem sobrevoado as lavouras.

“Os drones têm se tornado uma excelente alternativa para uma agricultura mais sustentável e nossos alunos viram de perto que a inovação também está presente no campo. Além de aprender sobre a tecnologia, os alunos ficaram fascinados com o funcionamento das aeronaves de última geração. O curso incentiva os jovens a descobrir o seu lugar no mercado de trabalho, por mais amplo que seja, mas não é surpresa o quanto essa tecnologia fez brilhar os olhos da garotada”, disse ela na ocasião.